segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Perdão





Parece difícil, não?!

  Pedir perdão ou perdoar, é uma das coisas mais difíceis que existem, se não a mais difícil. É muito fácil dizer que perdoamos alguém, mas bem diferente é isso acontecer lá no coração, onde aparentemente ninguém pode ver. Ninguém, a não ser Deus. Ele que tudo vê, tudo sabe e tudo conhece no seu coração, mais do que qualquer um. 
   Afinal, qual é a importância do perdão? Por que é necessário perdoar pessoas que são culpadas?



  Em João 8.2-11 temos uma história muito interessante.Vou contar resumidamente, para não deixar o texto ainda maior.
  Jesus estava ali, quando os escribas e os fariseus trouxeram a ele uma mulher que havia sido apanhada em adultério, e lhe perguntaram o que eles deveriam fazer, já que pelas leis de Moisés ela deveria ser apedrejada. Jesus apenas respondeu: “Aquele que nunca pecou, que atire a primeira pedra.” Então um a um dos que estavam ali retiraram-se restando apenas a mulher e Jesus, que lhe disse: “Vá e não peques mais.” 

    Deus nos oferece o seu perdão. 
  Não existe ninguém que não tenha pecado. Eu, pequei, você pecou, todos nós pecamos, e devido a isso não merecemos estar na presença de Deus.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; (Romanos 3.23)


    "O salário do pecado é a morte".  Mas Deus na sua infinita misericórdia enviou seu filho, Jesus Cristo para morrer em nosso lugar, por AMOR a nós. E através da sua morte os nossos pecados foram perdoados

Se Deus nos perdoou, porque não podemos perdoar as pessoas que nos cercam? 
     Aí, você pode dizer: "Mas eu não sou Deus". Sim claro, somos humanos, mas Jesus  nos deixou bem claro que devemos seguir os seus passos, e que em seu nome faremos coisas ainda maiores do que Ele fez. Deus nos deu esse poder. Por que Ele deixaria de fora a capacidade de perdoar? É claro que Ele não fez isso.!
  Lembra a famosa oração do "Pai nosso" que Jesus ensinou e que é constantemente repetida por crentes no mundo inteiro? O que ela dizia mesmo?
  
  Nós seremos julgados por Deus na mesma medida que julgamos as outras pessoas. Isso é muito sério. Se não perdoamos, não seremos perdoados. E não estou dizendo daquele "Eu te desculpo" dito da boca pra fora. Mas um perdão lá no íntimo mesmo. Veja como é o perdão de Deus:

Eu mesmo sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro (Isaías 43.25)

Isto é o perdão. É claro que não há como você apagar a sua memória e esquecer o que alguém fez. Não é isso que Deus faz, até porque Ele sabe de todas as coisas, não é? Deus não sofre de amnésia! Mas o "não lembrar" significa que você já não leva mais em consideração aquilo que a pessoa fez. Aquilo já não te afeta, não te magoa, não te incomoda cada vez que você lembra. Se quando você recorda de algo feito contra você, se sente mal com aquilo, mesmo que só um pouquinho, significa que ainda há uma mágoa e não houve perdão verdadeiro.
  Ser Cristão significa agir da mesma forma que Jesus agia. Da mesma forma que fomos perdoados, devemos perdoar. Isso é tão importante que existem várias passagens Bíblicas sobre o assunto. 
   E isso não significa que você vai ficar esperando a pessoa vir até você pedir perdão, mas você como filho de Deus deve tomar a iniciativa e ir ter com ela, mesma que você tenha razão.
   Eu não estou dizendo que isso é fácil. Mas é algo que deve ser feito. É assim que Jesus faria, e como seguidores de Jesus é o que temos que fazer. Deus usará a medida que medimos as pessoas para nos medir. Então qual é a saída? A saída é usar as medidas de Deus. E a medida de Deus para isso é a misericórdia, a mesma que Ele teve por todos nós.